DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Ter conhecimento sobre os documentos necessários para ingresso no seu país de destino é essencial para o intercâmbio! Embora nem todos os países exijam vistos para entrada e permanência pelo período do intercâmbio,  todos exigem alguns documentos básicos.

 

Além disso, a necessidade de tirar ou não um visto também vai variar muito de acordo com o tipo de intercâmbio que você irá realizar.

 

A AIESEC está aqui para te ajudar nesse processo, principalmente a respeito dos vistos que exigem algum tipo de documento formal de nossa parte.

É por isso que fizemos esse guia, esperamos que você aproveite!

*As informações sobre necessidade ou dispensa de documento deste site destinam-se a brasileiros em viagem ao exterior. 

Passaporte

O passaporte é o primeiro documento que precisa ter em mente para sua viagem. Ele é o documento base para a maioria dos destinos e servirá como seu documento oficial durante o período de intercâmbio. Recomenda-se que você não compre as passagens antes de obter o seu passaporte.

Cada país exige um tempo de validade diferente para o passaporte tanto  no momento de solicitar o visto (quando for o caso) quanto para o  momento de entrada no país. Na maioria dos casos o passaporte deve ser válido por pelo menos mais 6 meses no momento da entrada no  país (mesmo já tendo um visto) mas isso pode variar com o passar do tempo. Sendo assim, é importante verificar exatamente qual a validade do passaporte exigida no site do consulado do seu país de destino.

passports-icon-flat-style-vector-1352052

Vacinação

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação contra doenças.  Ele é necessário porque alguns países exigem o documento para a entrada em seu território. O Certificado é emitido gratuitamente pela Anvisa.

Se você vai viajar para o exterior, deve consultar se o país de destino exige alguma vacina. Se o seu voo tiver escala ou conexão, confira todos os países por onde irá passar. 

​Preste muita atenção nisso! Caso você não atenda aos requerimentos de vacina você corre o risco de ter sua entrada no país negada pela Imigração Local. Também atente-se às recomendações de saúde do país de destino, mesmo que não exija o CIVP.

Acesse o site e confira se o seu destino necessita de comprovação sobre vacina:

Asset 1vacina.png

Visto

Nem todos os países exigem o visto para brasileiros, muitos só solicitam o passaporte. Em uma viagem superior a 90 dias, geralmente o visto será necessário. O visto deve ser emitido na Embaixada do País de destino com o passaporte em mãos. Eles são temporários, sempre com prazo de validade e há diversos tipos de vistos. Se for fazer escalas, verifique se os países pelos quais você vai passar não exigem visto de trânsito. Alguns países exigem vistos de trânsito dos cidadãos brasileiros (os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo)

A melhor maneira de saber se você precisará de um visto ou não é acessando a tabela de vistos do  Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores do Brasil clicando aqui.

Caso seja necessário, você pode encontrar informações de embaixadas e consulados de todos os  países clicando aqui. Se atente aos documentos necessários para fazer o visto, que podem ser requeridos ou não, como por exemplo, passaporte válido, passagens de ida e volta, seguro saúde, CIVP, Carta Convite. Em caso de dúvidas, entre em contato com o responsável pela sua experiência.

Obs.: A necessidade de ter um visto e o tipo dele pode variar de acordo com o programa de intercâmbio que você  irá realizar com a AIESEC. 

:

Pensando nisso a AIESEC conta com a expertise da GO VISA, uma assessoria especializada para
documentações de viagem, passaporte e vistos consulares para todos os tipos de viagem. Uma equipe de especialistas dedicada exclusivamente a realizar processos de vistos. Assim, você se prepara para o seu intercâmbio sem sustos e com total tranquilidade.

Intercâmbistas da AIESEC contam com 10% de desconto na acessoria de qualquer visto. 

logo_2x.png

Acesse também govisa.com.br
ou mande um e-mail para taisa@govisa.com.br
 

Carta Convite

Pode ser que você necessite de uma Carta Convite para apresentar quando chegar no país ou território de destino. Nesse caso, a responsabilidade de fornecer esse documento é da Entidade Receptora, ou seja, da AIESEC no local do intercâmbio, ou o Provedor da Oportunidade (empresa ou ONG). É dever do responsável pelo seu intercâmbio na AIESEC lhe fornecer o auxílio necessário. 

Obs.: Em alguns casos, pode ser que você necessite apresentar a Carta Convite para obter o visto.

: